A família Grilo vai embarcar em um veleiro e se lançar ao mar apenas com o ponto de partida. Uma aventura onde tudo é possível!

Siga o Bora:

EnglishPortugueseSpanish
Top

Fugindo da rota dos Furacões: planejando o nosso roteiro no Caribe

Nossa aventura no mar começa justamente em junho, mês que também se inicia a temporada de furacões no Caribe.

Nosso barco, o Bora, está atracado na ilha de Saint Martin, de onde partiremos para nossa expedição. Como o Caribe será o nosso primeiro destino, planejamos minuciosamente o nosso trajeto para fugir da rota dos furacões e, por isso, nomeamos a primeira parte do nosso roteiro de Furacão Escape.

Temos apenas 30 dias para percorrer as ilhas em direção ao Sul do Caribe. Vamos pulando de Ilha em Ilha por dois motivos: o caminho direto até lá pode ser percorrido de três a quatro dias e ainda não temos habilidades para velejar por tanto tempo. O segundo motivo é que vamos conhecer um pouco de cada ilha e, depois, decidir a que mais gostamos para um possível retorno.

A temporada de furacões no Atlântico começa oficialmente em 1 de Junho e termina em 30 de Novembro de cada ano. Cerca de 97% desses fenômenos tropicais formam-se neste período.

Apesar de junho ser o começo oficial da temporada de furacões, as maiores atividades ocorrem entre agosto e outubro, especialmente em setembro.

Sendo assim, começamos a pesquisar o melhor roteiro para chegar no mar de Granada até o fim de julho, onde iremos ficar por três meses esperando os furacões passarem. Depois de muita pesquisa, considerando a movimentação dos ventos e as correntes marítimas da região, chegamos ao nosso roteiro Furacão Escape.

Para planejar a nossa rota, usamos o aplicativo de navegação Navionics, que é o mais popular entre os donos de barcos. Com as cartas náuticas do Caribe e América do Sul, ele também permite planejar rotas com informações detalhadas de cada trecho — por exemplo, com base na velocidade e consumo de combustível do barco —, acessar as informações sobre marés na região, gravar o percurso e ainda inserir fotos com a localização de destinos interessantes para viagem, como praias e faróis.

 

 

Post a Comment