A família Grilo vai embarcar em um veleiro e se lançar ao mar apenas com o ponto de partida. Uma aventura onde tudo é possível!

Siga o Bora:

EnglishPortugueseSpanish
Top
Image Alt

Bora

Diário de Bordo #14 – Martinica

Martinica é um departamento ultramarino insular francês no Caribe, com fronteiras marítimas com a Dominica ao noroeste, e com Santa Lúcia ao sul. Sua capital é Fort-de-France. Tem estatuto de região administrativa, assim como os outros departamentos da França (como Guadalupe). A antiga capital, Saint-Pierre, ficou mundialmente famosa após a grande erupção vulcânica de 1902, no Monte Pelée. Em 29 de novembro de 2007, houve um sismo de 7,4 na escala de Richter, que foi sentido nos estados brasileiros de Amazonas, no Pará, Rondônia, Roraima e Amapá.

Martinica vista de cima. | Foto: Luciano Grilo

Nossa primeira parada no país é em Saint Pierre, que era a cidade de principal importância económica até à sua destruição num fluxo piroclástico decorrente da erupção do Monte Pelée em 8 de Maio de 1902. A cidade foi reconstruída após a erupção mas nunca reganhou a importância económica anterior, nem a população.

St. Pierre destruída pelo vulcão. | Foto: Luciano Grilo

O Vulcão

A erupção do vulcão Monte Pelée acabou com St. Pierre. Reza a lenda que sobrou apenas um habitante vivo, um presidiário. E por conta desse acidente, a costa marítima tem uma infinidade de navios e barcos naufragados, um cemitério com cerca de embarcações. E logo na nossa chegada, a âncora do Bora ficou presa em um desses barcos. 

Assista ao desenrolar dessa aventura no episódio 28 da nossa série #SVBORA:

TEMPESTADE A VISTA!

Fort-de-France e Le Marin

Nossa segunda parada em Martinica é em Fort-de-France, a capital da ilha. Já no almoço, a Lulu cortou o pé profundamente e a Fer usou o kit de primeiros socorros para cuidar e tratar o machucado com pontos falsos, sob a orientação de uma médica amiga.

Em Le Marin, aconteceu um acidente e o motor ficou todo sujo de óleo. Então enquanto o capitão foi consertar tudo isso, as meninas foram ao shopping. Le Marin tem um shopping muito legal para um passeio e para passar o tempo.

No episódio 29 do #SVBORA, mostramos como foi esse dia:

LIMPANDO O MOTOR E O BARCO!

Martinica é também o último grande destino para fazer compras de abastecimento para o barco na ida para o sul. Na ilha ficam os melhores supermercados, e aproveitamos a variedade de produtos franceses para abastecer o barco. Confira no episódio 30:

ESTOCANDO O BARCO!

O Parque mais curioso do mundo

Em Le Marin tem também um parque aquático muito curioso. É cheio de pula-pulas e brinquedos infláveis, porém no mar. E depois das meninas trabalharem tanto, esse foi o prêmio delas. Última parada antes de St. Lucia.

Parque mais divertido que vimos até agora. | Foto: Luciano Grilo

 

Recompensa pelo trabalho duro das meninas. | Foto: Luciano Grilo

Assista também ao episódio 31 do #SVBORA, que conta um pouco sobre a aventura no parque:

O PARQUE MAIS CURIOSO QUE VOCÊ VAI VER!

Confira mais fotos de Martinica:

Cenário de filme! | Foto: Luciano Grilo

Fer curtindo os bons ventos da Martinica. | Foto: Luciano Grilo

É impressionante a quantidade de barcos ancorados em Le Marin. | Foto: Luciano Grilo

Mar da Martinica: oasis para os barcos. | Foto: Luciano Grilo

O capitão só trabalhou nessa viagem. | Foto: Luciano Grilo

Le Marin vista de cima. | Foto: Luciano Grilo

Post a Comment