A família Grilo vai embarcar em um veleiro e se lançar ao mar apenas com o ponto de partida. Uma aventura onde tudo é possível!

Siga o Bora:

EnglishPortugueseSpanish
Top
Image Alt

Bora

Diário de Bordo #9 – Montserrat e o Vulcão

Montserrat é uma ilha do Caribe e território marido do Reino Unido. Fica nas ilhas de Barlavento, parte da cadeia insular das Antilhas, nas Índias Ocidentais. A ilha de Monserrat tem aproximadamente 16 km de comprimento e 11 km de largura. Tem o apelido de “Ilha Esmeralda do Caribe” pela sua semelhança com as costa irlandesa e devido à ascendência de alguns dos seus habitantes.

A vegetação é aquela característica das ilhas tropicais do Caribe. Muitos coqueiros e plantas da flora típica. O clima é tropical e com bastante ocorrências pluviométricas na maior parte do ano, sendo sujeito a eventuais furacões no período entre julho e novembro.

O Vulcão

Assim que chegamos na ilha, fomos visitar o vulcão Soufrière Hills (que significa Montanha de Enxofre), o mais ativo do Caribe. Em 1995, o vulcão de 915 metros de altitude, anteriormente dormente, voltou a ativa com força total, acabando com a tranquilidade da ilha. As erupções foram rápidas e mortíferas e as erupções, que foram rápidas e mortíferas, destruíram a capital de Monserrat, Plymouth, bem como forçaram dois terços da população a fugir. O perigo estava na forma de uma ventania terrível, jorrando da cratera entre 60 e 200 quilômetros por hora.

A atividade vulcânica continua, afetando principalmente as vizinhanças de Plymouth, incluindo as suas docas, bem como o lado oriental da ilha em torno do antigo Aeroporto W. H. Bramble, cujos escombros foram enterrados pelas correntes de lava resultantes da atividade vulcânica de 11 de fevereiro de 2010.

É uma visão impressionante o que a capital se tornou após a tragédia, nas fotos é possível ver melhor.

Destruição em Montserrat. | Foto: Luciano Grilo

Topo das casas a vista. | Foto: Luciano Grilo

Casas abandonadas. | Foto: Luciano Grilo

Casa destruída pelo vulcão. | Foto: Luciano Grilo

Vulcão ainda ativo. Esse é o mais ativo do Caribe. | Foto: Luciano Grilo

Antiga marina vista de cima. | Foto: Luciano Grilo

Cinzas do vulcão. | Foto: Luciano Grilo

Cidade abandonada. | Foto: Luciano Grilo

 

O canal oficial do #SVBORA no Youtube tem um episódios sobre o Vulcão e Montserrat, confira:

A DESTRUIÇÃO DO VULCÃO MAIS ATIVO DO MUNDO!

 

Post a Comment